Nosso querido Pedrinho Salomão, sócio da Rádio Ibiza, carioca da gema e apaixonado pelo Rio, fez uma viagem incrível pela Turquia, e aqui ele nos conta suas dicas e impressões desse destino tão procurado pelos brasileiros. 

Leiam, curtam e inspirem-se!

Desembarcamos em Istambul na madrugada de sexta e já comprovamos que maio/junho são definitivamente os melhores meses pra visitar qualquer pais árabe. A noite a temperatura varia entre os 16 e os 19 graus e os dias chegam aos 28. É o pressagio do verão!

Ficamos no bairro Pera. Um charmoso cantinho perto/longe da mavuca. Tão perto que se possa ir a pé(quem gosta de caminhar) e tão longe que não se vê muitos turistas e vendedores de tapete. O Rooms Galata é uma ótima opção. Hotelzinho Butique, escondidinho com o querido  Emir Can Kocaaydin sempre disponível.  Se perder pela ruelas e ladeiras desse bairro é uma delicia. A primeira dica: Acorde cedo e tome café da manhã aos pés da GALATA TOWER. Alias, escolha uma tarde e suba lá no alto pra ver a cidade de cima! Linda vista!

galatta

Vale ainda gastar um dia pra caminhar na ISTIKLAL , até a praça Taksim, ponto de encontro dos turcos. Bem verdade que no nosso caso foi encontro e epicentro dos protestos! Aproveite pra visitar o estádio do BESKITAS, time de futebol local. Depois siga adiante e chegue em NISANTASI bairro bacana, de lojas, restaurantes e gente bonita! Quase ninguém te fala de lá, mas não deixe de ir! É o Baixo leblon de lá! Tomamos um café na Ladurée (Abdi İpekçi Caddesi No.5/). Alias, regue seus dias a Café turco! Nada de pedir café expresso ou americano. Seria o mesmo que comer feijão branco visitando o Brasil!

Tire um dia (ou dois) para Sultanahmet , o bairro antigo onde você encontra tudo que um turista pode encontrar, e mais um pouco se procurar. Lá você verá a MESQUITA AZUL, a BASILICA DE SANTA SOFIA, as CISTERNAS e o GRAND BAZZAR. Todos pontos interessantes e lindíssimos. Uma dica importante, não gaste tanto tempo no Grand Bazar, gaste seu tempo no Bazar de especiarias!!! Incrível, uma verdadeira experiência sensorial! Cheiros, cores, texturas, paladar!

bluemosque

E depois ALMOCE, OBRIGATORIAMENTE no HAMDI, você vai comer o melhor Quibe da sua vida (e olha que minha vó fazia o melhor) . Faça uma reserva e peça uma mesa na janela! Seu almoço será inesquecível e de frente pro Bósforo!

Fim de tarde aproveitem o por do sol tomando um café Turco (lógico) em um dos vários bares embaixo da Galata Bridge. Conhecemos um Sirio super gente boa e trocamos informações de nossas famílias e da situação da guerra, vale a dica de bater um papo, sempre que puder com os imigrantes. É legal ver como árabes de vários lugares encontram na Turquia um pais mais moderado religiosamente e mais aberto economicamente (apesar de 98% de muçulmanos, o estado é laico)

reina

A noite fomos no REINA, um espaço super IN que reúne 4 restaurantes da moda e que após 00:00 vira boate! Qualquer um dos restaurantes é legal. Lá o jantar é um pouco mais caro, R$400 o casal. Mas vale a pena.

O TopKapi tomará uma manhã inteira, mas vale muito a pena conhecer como viviam os Sultãos e ver o seu harém! Faça um piquenique nos jardins do palácio, um parque lindo no meio de tanta cultura!

topkapi

Em Istambul faça tudo a pé ou de trenzinho. Não pegue taxi!!Super contra indicado!

Chegamos na Capadocia!  Um lugar realmente mágico. Fique no Museum Hotel se quiser ter dias luxuosos e um hotel 6 estrelas. Gaste um dia inteiro na piscina do hotel escutando musica clássica misturada a centenas de cantos dos passarinhos que vivem no local! SURREAL. Um respiro para a alma! Se quiser gastar menos e ficar perto da principal cidadezinha, o SPELUNCA hotel é uma ótima opção, apesar do nome J! Fomos ao Goreme Open Air Museum e visitamos as igrejas ortodoxas gregas, uma viagem no tempo e na religião. Intrigante ver como os Cristãos faziam para cultuar sua fé!  Vale o passeio a fabrica de cerâmicas e de tapetes!

capadocia

Acorde cedo, tipo 5:00 e vá pra varanda do hotel ver os balões! Inesquecível! Tanto ou mais que o próprio passeio que você fará no dia seguinte (agende no seu hotel ou marque daqui com o querido AHMET GUVEM, pode procurar no meu facebook! Contrate o Taxi do Senhor Mustafá(vou achar o telefone dele, e disponibilizar pra vcs)! Dá vontade de leva-lo pra casa. Faça o banho turco por lá! E feche com chave de ouro!

Após Capadócia, chegamos a IZMIR e pegamos um carro rumo ao mediterrâneo, BODRUM era o destino. Mas antes passamos em EPHESOS e tivemos uma das experiências mais lindas da vida. Conhecer a casa onde São João levou Maria após a morte de Cristo, e de onde ela teria passado seus últimos anos! Um lugar mágico com um historia belíssima – o lugar foi descrito em sonho por uma freira alemã, que teria tido a revelação de Nossa Senhora sobre o lugar. Sem nunca ter ido a Turquia ela descreveu exatamente o lugar como ele o é.

maria

Não deixe de beber a água santa do Rio que corre ali e de fazer juntar seu pedido a outros milhões que ficam em um muro muito legal!

Depois ande mais 4 minutinhos de carro e visite as ruínas de São João e a cidade antiga de Ephesos! Almoçamos aos pés da igreja de são João, no meio de uma horta e comemos o melhor bife acebolado de todos os tempos!

Chegue a Bodrum! De preferência ao Kempinski Hotel Barbaros Bay. Ah! Não precisa de guia pra andar de carro na Turquia, falaram que era impossível e achamos super fácil andar por lá sozinhos!.

bodrum

Aproveite a praia sensacional e toda a estrutura do hotel! Impressionante. O Café da manhã é de frente por mediterrâneo! Gaste suas noites na cidade e coma uma carne no Argentino que tem por lá. Você vai se sentir em búzios!

E você deve estar se perguntando onde entra o Líbano nessa historia?

Tudo isso seria perfeito se não tivéssemos ido ao Libano 1 ano antes. A Turquia perde e muito seu charme para quem conhece Beirut, Byblos, Zahle e Balbeeck antes…

Mas ainda sim, vale e muito!