Ephesus

A visita a Ephesus foi feita quando paramos em Kusadasi, em um roteiro pelo mediterrâneo no Navio Celebrity Equinox (post em breve sobre o navio!)

Para conhecer a cidade eu sugiro contratar um guia, com carro e motorista. Eles nos pegaram no porto de Kusadasi e fomos direto para Ephesus, são meia hora de carro até lá.

Ephesus foi por muitos anos a segunda maior cidade do Império Romano, apenas atrás de Roma. Hoje, as suas ruinas são um importante ponto turístico internacional da Turquia e impressionam por serem muito bem conservadas.

A foto que acima é da biblioteca de Celsus, que foi concluida em 135 d.C. Linda.

De lá fomos para outro passeio imperdível, a visita a Casa da Virgem Maria. Segundo consta, Maria teria sido levada até o local por São João, que ficou encarregado de cuidar dela após a morte de Jesus. Ali ela viveu até o dia em que ascendeu ao céu, segundo o cristianismo, no dia 15 de Agosto. O local é reconhecido pela igreja católica e também pelos muçulmanos e tornou-se um importante centro de peregrinação.

Estar ali é realmente muito emocionante e lugar passa uma paz muito grande. No muro das lamentações você pode deixar o seu pedido/agradecimento.

Ephesus_muro lamentacoes

Em seguida passamos para ver o Templo de Artemis, que foi uma das sete maravilhas do mundo antigo, construido no Séc. VI a.C para a deusa grega Ártemis. Hoje, o que restou foi apenas uma coluna e algumas pedras… não dá para ter a idéia do que aquilo foi um dia, infelizmente.

ephesus_artemis temple

Na volta para Kusadasi ainda deu tempo de passar em uma fábrica/loja de tapetes turcos, que foi super bacana. Lá podemos ver todas as etapas de como um tapete é feito e uma apresentação mostrando a diferença entre um Kilim, por exemplo, de um tapete de seda. Vale a visita!

Dica AT:

Os passeios devem ser feitos com um guia especializado, para que você possa entender a grandiosidade desses lugares.