AT entrevista Luciana Guabiraba

Amiga e agora colaboradora oficial do Art of Travel, Luciana é Turismóloga (bacharel em Turismo) e trabalha com representação e Marketing turístico.

Em Setembro/2014 acompanhou um grupo de Agentes de Viagens brasileiros que foram convidados por uma Agência Receptiva na Índia especializada em turismo de luxo para conhecer a região do Rajastão. Confira suas dicas e impressões desse destino exótico.

 

 

Agra_Taj Mahal

1) Qual roteiro ideal para uma primeira visita a Índia?

Para quem tem só uma semana para viajar:

Triângulo Dourado (Nova Déli –  capital, Agra – cidade onde foi construído o Taj Mahal e Jaipur –conhecida como “Pink City”)

Tendo mais de 10 dias podem incluir mais cidades na região do Rajastão: Udaipur (cidade dos lagos), Jodphur (conhecida como “Blue City”) e Rathambhore (onde é possível ainda observar os Tigres de Bengala).

Para uma imersão espiritual antes de voltar a dica é recarregar as energias no Ananda in the Hymalaias mais ao norte do país próximo aos Hymalaias.

Viajando em grupo ou sozinho vale destacar que, acompanhado de uma agencia de viagem receptiva, é um país muito seguro porque sempre estará acompanhado de um guia local.

Durante os 13 dias em que viajamos não presenciamos nenhum tipo de violência. Os casos que são noticiados fora da Índia, muitos ocorrem nas periferias que não estão na rotas turísticas, ou seja, é como viajar para qualquer pais do mundo, mas claro, reservando com um agencia receptiva séria indicada pelo seu agente de viagens é garantia de viagem segura.

Palácio dos Ventos em Jaipur:

Jaipur_Palacio dos Ventos

2) O que mais te fascinou na cultura?

Tudo é muito intenso na Índia: muitas pessoas, muitos carros, animais trafegando pelas ruas das cidades, muita buzina no trânsito….rs, templos, Palácios históricos dos tempos do Marajás.

Mas também tem um povo super receptivo e feliz dentro da sua realidade econômica (adoram ser fotografados e fotografar os turistas estrangeiros), que sabe compartilhar o que tem (mesmo que pouco), uma culinária rica em diversidade de cores e sabores (vários temperos e inúmeras combinações de curry e vários tipos de pimenta), a explosão de cores nas vestimentas e a diversidade musical.

São muitas experiências em uma única viagem e só quem foi a Índia pode vivenciar a sensação de utilizar os 5 sentidos (visão, olfato, tato, paladar e audição) durante a viagem!

As indianas em Dheli da religião Rickshaw:

Delhi_ Rickshaw_Indianas

3) Qual cidade ficará na memória? E Porque?

Udaipur, que é conhecida como cidade dos lagos: ao chegar no seu hotel as margens do Lago Pichola, a vontade é de ficar ali contemplando a beleza do lago e a energia que emana da sua tranquilidade, lhe concedendo o titulo de cidade mais romântica do Rajastão.

Lago Pichola com o Taj Lake Palace ao centro em Udaipur:

Udaipur_Lake Pichola com Taj Lake Palace no centro

4) Qual o passeio must go, além do Taj Mahal?

Irei destacar aqui must go de cada cidade que visitamos:

  • Em Jodphur após visitar o Forte, descer até cidade pela cidade antiga e passando pelas casas pitadas de azul.
  • Em Jaipur subir o Amber Fort no lombo de elefante.
  • Em Delí passear pela cidade antiga conhecida como “Old Delhi” nos famosos triciclos conhecidos como “Rickshaw” depois de visitar a Mesquita Jama Masjid construída durante o império Mongol.

Jaipur – Subida de Elefante pelo Amber Forte:

 

Jaipur_Amber Forte_Subida de Elefante visto de cima

5) Quais hotéis são indicados em cada cidade?  Qual é imperdível?Dos hotéis que visitamos ou nos hospedamos durante a nossa viagem ao Rajastão, destaco os 2 hotéis que vale investir no luxo de se hospedar uma vez na vida neles:

Todos os hotéis da cadeia The Oberoi são incríveis, mas o The Oberoi Armavilas, em Agra, tem todos os quartos com vista para o Taj Mahal além de acrescentar o excelente serviço encontrado em todos os hotéis da rede. Se estiver passando pela cidade durante a Lua Cheia poderá contemplar da sacada do seu quarto o momento em que a Lua ilumina durante alguns minutos o Taj Mahal durante a madrugada. Com certeza será um momento inesquecível!

Agra_The Oberoi Armavilas_Piscina

O outro faz parte da rede Taj Hotels, o Taj Umaid Bhawan Palace, em Jodphur. É o único dos hotéis palácios da rede em que metade é hotel e a outra metade é a residência de um dos descentes dos antigos Marajás da Índia. As dependências do hotel são separadas da residência, mas o objetivo da estadia é aproveitar a experiência de ser um marajá durante a viagem à Índia, e a atenciosa equipe do Palácio esta sempre te surpreendendo nos mínimos detalhes desde a chegada a partida.

6) Qual a melhor época para visitar o país?

De outubro a abril durante o período de inverno na Índia em que a temperatura é amena. Evitar os meses de Maio a Agosto, períodos de calor intenso superior a 40º graus e onde ocorrem as grandes chuvas conhecidas como monções que podem durar dias e causam alagamentos onde ocorrem. Vale lembrar que as monções atingem também outros países do Sudeste asiático, fica a dica de sempre checar o período de monção de cada país, que varia conforme a sua localização geográfica no continente.

Lista de Hotéis

Nova Deli:

  • The Imperial New Delhiou
  • Leela Palace New Delhi
  • The Oberoi Gurgaon

 

Agra

  • The Oberoi Armavilas.

 

Jaipur:

  • The Oberoi Rjavilas
  • Taj Rambagh Palace

Udaipur:

  • The Oberoi Udaivilas
  • Taj Lake Palace
  • The Leela Udaipur

Jodhpur:

  • Taj Umaid Bhawan Palace
  • Vivanta by Taj
  • The Raas – Desing Hotel na cidade antiga.

 

Agra_TajMahal 2