© 2024 – art of travel ||| Site by: P.Gaspar
by Jaqueline Gaspar
Vietnam – Ho Chi Min City – antiga Saigon (2 noites)
É uma das maiores cidades do Vietnam e uma das portas de entrada no país. Caótica, com transito impressionante de motocicletas e carros por todos os lados cujas principais atrações turísticas ficam nos arredores da cidade. São elas:
- Um dos passeios mais indicados é visitar o Delta do Mekong river onde se navega pelo rio, visitando pequenos vilarejos e percorrendo o labirinto de canais em pequenos canoas típicas apreciando a exuberante vegetação e tendo a oportunidade de visitar pequenas fazendas onde se faz o rice paper e outras culturas da região. Uma experiência! (esse passeio dura quase que o dia inteiro e deve ser feito com guia)
- Outra passeio surpreendente e interessante é a visita aos famosos Cu Chi tunnels a 2 horas de Saigon. Os túneis foram inicialmente construídos em 1948 para combater os franceses e que depois foram expandidos como verdadeiras cidades subterrâneas e serviram de base para os guerrilheiros Viet Cong na Guerra do Vietnam. Muito impressionante!
Os hotéis mais recomendados são o Park Hyatt e o Intercontinental Asiana Saigon Hotel.
Camboja – Siem Reap (2 noites)
Em Siem Reap a principal atração é o complexo de templos de Angkor Wat, uma das modernas maravilhas do mundo.
Todo o complexo foi construído entre os séculos IX e XIII na época do império Khmer e depois entrou em decadência e ficaram perdidos no tempo.
São necessários pelo menos 2 dias para essa visita, já que além do templo do Angkor Wat e Bayon, há também o impressionante Ta Prohm e outros templos que foram tomados pela vegetação e gigantescas figueiras dando um aspecto assombrado e misterioso a essas ruínas milenares. Realmente espetacular.
A cidade de Siem Reap é super agradável, pequena, cortada por um rio e onde há muitos mercados, restaurantes e lojinhas. Sempre muito movimentada. O hotel escolhido foi o Residence D’Angkor que pertence ao grupo Belmond, muito bem localizado e agradável com arquitetura e decoração típicas do Camboja.
A noite é sempre muito animada na Pub Street, cheio de bares com musica e gente jovem. Para jantar recomendo o Sugar Palm e também o Chanrey Tree, ambos com ambiente agradável e boa comida, mas sempre bastante spicy!
Outro programa que vale uma visita é o museu nacional de Angkor com muitas peças originais e belíssima ambientação, principalmente a sala dos budas.
Vietnam – Hoi An (3 noites)
Após um vôo Siem Reap – Danang tomamos o rumo de Hoi An. Uma graça de cidade que era um importante entreposto comercial entre os séculos XVII e XIX e hoje listada patrimônio da humanidade. Com o centro muito bem preservado, com influencias chinesa, japonesa e vietnamita com muitas ruas de pedestre, cheias de lojinhas e restaurantes e a famosa ponte coberta japonesa de mais de 400 anos.
Um dos principais artesanatos da cidade são as lanternas de seda, cujas lojas iluminadas a noite tornam a pequena Hoi An em um cenário mágico.
Outra atração imperdível são as lojas de tecidos que fazem roupas sob medida em um dia ou dois. Muito bacanas!
Para quem gosta de fazer compras esse lugar é perfeito, tudo está ali no centro e o comercio é sem duvida uma atração da cidade. Não deixe de comprar pérolas, jade, as famosas lanternas de seda, cada uma mais linda que a outra e fazer belas camisas de seda nas lojas tailor made, uma diversão.
O hotel escolhido foi o Nam Hai, super moderno e contemporâneo localizado a meia hora do centro, no litoral, em uma bela praia. A opção de 3 noites foi justamente para relaxar e aproveitar toda a estrutura do hotel que é grandioso.
Vietnam – Hanoi (1 noite)
Hanoi é também uma cidade grande e caótica. As atrações turísticas são o histórico mausoléu de Ho Chi Minh, o Templo de Literatura, parques e pagodes. Há também uma caminhada pelo Old Quarter onde estão as lojas de comércio local. Vale para ver o movimento incessante de motos e carros, mas não para compras de artesanato.
Um dos mais bonitos hotéis de Hanoi é o Sofitel Legend Metrópole, de estilo Frances muito chique. Nos seus arredores estão as lojas de grifes internacionais como Hermés e outras.
Vietnam – Halong Bay (1 noite)
De Hanoi pega-se a estrada rumo a Halong Bay (+- 3 horas e meia de carro). Esta baia é uma das mais belas maravilhas naturais do Vietnam com suas mais de 3 mil ilhas de pedra que emergem da água verde Esmeralda. Um beleza classificada como Patrimônio da Humanidade.
Lá recomenda-se fazer um cruzeiro de 1 noite para desfrutar desse cenário e ficar menos cansativo, já que é longe de Hanoi.
O barco que utilizamos foi o Violet Junk, estilo chinês, mas com todo o conforto e muito bom gosto em suas 6 espaçosas cabines. Alias a comida servida a bordo é muito boa e requintada. No barco, além dos passeios propostos tais como visitas a aldeias flutuantes, pode-se fazer aula de thai chi, massagem ou aprender a fazer os famosos spring rolls em uma rápida aula de culinária. Divertido!
Depois do cruzeiro volta-se para Hanoi, direto para o aeroporto para vôo rumo a Yangon, Myanmar.
Myanmar (antiga Birmania) – Yangon (1 noite)
O hotel The Strand fica no centro da movimentada Yangon em estilo tipicamente inglês dos anos 1900. Ótima opção de hospedagem com dois bons restaurantes que servem também comida ocidental.
Os highlights da cidade são os templos e pagodes, antigas construções da época colonial como os Correios e outros. Um passeio que não recomendamos é o National Museum pois Myanmar é ainda um país que esta se abrindo para o turismo, portanto esse museu é muito pobre, sem a mínima infa estrutura para exposição.
O Bogyoke Market é um Mercado coberto muito bacana, com muitas lojas de artesanato local, com muita coisa interessante para se comprar como pedras (principalmente jade), peças em laca, palha, madeira, enfim ótimas compras!
Por ultimo a visita ao Shwedagon Pagoda, que é um importante templo budista da cidade é um must go. Aproveite o lindo entardecer com suas estupas douradas.
Depois de ter visitado Yangon, partimos em avião rumo a Mandalay, onde já nos esperava o navio do Orient Express, Road to Mandalay para um cruzeiro de 3 noites até Bagan.
Neste roteiro de barco, todos os sightseeings e visitas são proporcionadas pelo staff do navio com guias especializados.
De fato o cruzeiro pelo Road to Mandalay é especial, não só pelo conforto e elegância do navio, com ótimas cabines, restaurante com comida asiática e ocidental nota 10, e a competência e gentileza de todo o staff, enfim, uma experiência completa onde se pode apreciar a exuberante beleza do rio Ayeyarwady e exotismo de suas cidades, templos e mercados e conhecer um pouco a cultura local e seu povo de uma simpatia contagiante.
Assistir o por do sol do convés é um espetáculo inesquecível.
A visita a Bagan e seus mais de dois mil templos construídos entre os séculos XI e XIII, é sem dúvida o ponto culminante do roteiro que fica ainda mais especial com um passeio de balão (que é opcional, mas imperdível) para apreciar toda a imponência e beleza dessa paisagem inusitada.
Na volta a Yangon (de avião), pernoitamos no hotel Governor’s Residence, outra boa opção de hospedagem pertencente ao grupo Belmond, para no dia seguinte seguirmos para o norte da Tailandia, Chiang Mai.
Tailândia – Chiang Mai (2 noites)
Em Chiang Mai ficamos no Four Seasons Resort, que fica a meia hora do centro da cidade, portanto o ideal é ter um pouco mais de tempo, para curtir toda a infra-estrutura que o hotel oferece.
Outra opção é ficar no centro antigo da cidade, cheio de lojas e templos, pois a área urbana de Chiang Mai é bastante grande.
As outras atrações dessa região são uma visita ao Elephant Camp, para um exótico passeio de elefante através de cenários espetaculares, ao Tiger Kingdom onde os corajosos podem entrar dentro das jaulas dos tigres e até mesmo acariciá-los !! Outra visita especial é a Aldeia das mulheres girafas, realmente impressionante ve-las com os pescoços alongados por pesadas argolas e seu rústico modo de vida.
Tailandia – Bangkok
O hotel escolhido foi o Peninsula, muito bom, super recomendado e bem localizado, na beira do rio.
Outra opção na outra margem é também o excelente Mandarin Oriental.
Para jantar:
- Sirocco, o mais alto restaurante ao ar livre do mundo – no topo do hotel Lebua
www.lebua.com/sirocco - The Face
- The China House – fica no Mandarin Oriental, especialidade chinesa, recomendo o famoso pato laqueado (Pekin Duck).
www.mandarinoriental.com
Para visitar:
Templos:
- Wat Po – onde fica o buda deitado de 45 metros!
- Grand Palace – não perca o buda de Esmeralda
- Wat Arun
Floating Market – Mercado flutuante que fica um pouco distante de Bangkok.
Passeio pelos canais de lancha para ver a parte antiga de Bangkok e parar o Templo of Dawn – super interessante.
Foi uma viagem muito especial que requer tempo e bastante planejamento, além da vontade de conhecer outros povos e culturas bem diferentes da nossa, enfim uma experiência de vida. Recomendo!