—
Sempre tive muita vontade de conhecer Inhotim, para quem ainda não teve a oportunidade, ou nunca ouviu falar, Inhotim é uma espécie de museu a céu aberto, um grande espetáculo cultural, onde podemos ver obras de grandes artistas contemporâneos, como Tunga, Cildo Meireles, Adriana Varejão, entre outros, enquanto passeamos por um jardim de beleza incomparável.
O acervo botânico é imenso, com a maior coleção em números de espécies de plantas vivas dentre os jardins botânicos brasileiros. O local teve muita influência do paisagista Roberto Burle Marx, podemos notar logo quando começamos o passeio. A beleza, a limpeza e a organização são de primeiro mundo.
Nessa época a temperatura é muito agradável.
HELIO OITICICA “ INVENSAO DA COR, PENETRAVEL, MAGIC SQUARE #5
Inhotim fica em Brumadinho, cidade próxima a Belo Horizonte. Para chegar lá, pegamos um avião do Rio para BH (Confins), e chegando lá alugamos um carro e pegamos a estrada.
Paramos para almoçar em BH, já que em Brumadinho não tem muita opção. Fomos em um restaurante chamado A Favorita, ótima dica, comida maravilhosa!
Atenção, pois nem todos os restaurantes abrem para almoço.
Depois seguimos para a Pousada Estalagem do Mirante.
A POUSADA:
Essa pousada fica a uns 50 minutos de BH, e também não é perto de Inhotim. Achei contra mão ficar hospedado lá, não vale a pena, o único ponto positivo é a vista, que é bem bonita.
Eu recomendo ficar em BH, já que não tem nada por perto, e todos os restaurantes ficam lá.
A pousada possui 3 categorias de acomodações – luxo, master e top master. É uma pousada simples, rústica, sem muito conforto.
O café da manhã é bom, tem bastante opção, mas não é uma pousada muito aconchegante.
Acordamos bem cedo no dia seguinte, pois só tínhamos sábado para a visita a Inhotim. Chegamos lá as 10:30 e saimos as 18hs, hora que fecha.
Para almoço tem 2 opções:
O restaurante Oiticica e o restaurante Tamboril.
Nós optamos pelo Oiticica, buffet a kilo, muito bom, com comida saudável e saborosa.
Depois do almoço continuamos nossa visita.
Se você não é um grande entendedor de arte contemporânea, um final de semana é perfeito para uma primeira experiência em Inhotim.
DICA:
– Comprar o passe livre para andar no carrinho de golfe ajuda muito, pois algumas distancias são realmente enormes, e ele passa de 10 em 10 minutos por alguns pontos específicos, normalmente onde as andadas são mais longas. Para quem tem pouco tempo é imprescindível.
- CUSTA R$15,00 POR PESSOA.
– Recomendo também ir com roupa bem confortável e tênis.
Essa noite jantamos no Restaurante D’Artanfnhan, Lourdes, BH. O petit Gateau de doce de leite é imperdível!
No Domingo acordamos e fomos direto para BH, queríamos almoçar em um restaurante chamado Xapuri, de comida típica mineira que nos foi super recomendado, mas parece que todos tiveram a mesma idéia, estava lotado!
A fila de espera era enorme e não tínhamos muito tempo. pois nosso vôo era cedo. Então só tivemos tempo para alguns petiscos e tivemos que seguir para o aeroporto.
GALERIA ADRIANA VAREJAO
CURIOSIDADES:
Inhotim vem do nome de um antigo proprietário de terras na região, um inglês chamado Tim. E então de “Senhor Tim”, passou para “Nhô Tim”, e finalmente Inhotim! Seu nome batizou a sua como “Vila Inhotim” a qual deu o nome a região.
Eu recomendo muito essa viagem, e como sempre tem novidades por lá, já estou querendo voltar.
Vicky Stein
Atenção:
O AT também visitou Inhotim, clique aqui para ver o post completo!