Superando expectativas

Portugal nunca esteve no topo da minha listinha de viagens, fui parar em Lisboa pois compramos uma passagem pela TAP e então resolvemos ficar por lá 4 noites para conhecer. Foi muito legal e superou minhas expectativas!

Conhecemos Cascais, Sintra e Óbidos, além de Lisboa, claro!

PS: Como fomos em Agosto, a cidade estava lotada de turistas e se via poucos portugueses…

Esse é o por do sol no Bairro Alto:

bairro alto por do sol

Hotel:

Ficamos hospedados no Vincci Baixa Hotel, que foi recomendação de um amigo como sendo um hotel BBB – bom, bonito e barato. E realmente foi!

O hotel tem um ótimo custo beneficio. O quarto não é grande, mas também não é desconfortável e o banheiro é ótimo, bem espaçoso. Além de que ele fica bem localizado, perto da Praça do Comércio e do Chiado.

Restaurantes:

Olivier (dentro do Hotel Tivoli que fica na Avenida da Liberdade)

Comida deliciosa e o chef (Olivier) é super conhecido por lá. O restaurante é bem astral, estava inclusive rolando um dj com musicas animadas. Vale a pena!

www.restaurante-olivier.com

Bica do Sapato

Este restaurante fica na frente do Rio Tejo e tem uma comida e ambiente bem gostosos. Boa opção para almoço ou jantar (durante o dia tem uma vista linda do rio).

Nós jantamos de frente para o rio com uma lua maravilhosa na nossa frente! Vale dizer que o cardápio é bem alternativo, com pratos bem diferentes.

www.bicadosapato.com

Endereço: Av. Infante D. Henrique, Armazém B, Cais da Pedra, Sta. Apolónia, Lisboa

Piazza Di Mare

Também localizado na frente do Tejo, ambiente bem agradável, pode sentar na esplanada (varanda ao ar livre) para uma refeição mais informal (bom para ir com crianças) ou dentro do restaurante se quiser algo mais arrumadinho.

Nós almoçamos lá e foi um dos melhores restaurantes da viagem! O ambiente é uma delicia, sentamos no restaurante mesmo. Na varanda eles servem mais tipo sanduiches e bebidas. Comi uma lagosta grelhada com risoto de pesto que estava maravilhoso! Super recomendo!

piazza di mare

www.piazzadimare.com

Bairro Alto Hotel

Perfeito para uma pausa no meio das andanças pelo bairro. O terraço deste hotel tem uma vista maravilhosa da cidade. Bom ir com calma para comer um sanduíche, uma taça de vinho ou até mesmo para tomar um cafe. Vale a pena sentar lá por uma horinha e relaxar, curtindo o visual da cidade.

Comemos um sanduíche de brie com presunto cru e tomamos um vinho rosé maravilhoso!

bairro alto hotel

www.bairroaltohotel.com

Restaurante Sacramento

O restaurante é bacana, recomendo para jantar, pois o ambiente é todo fechado. Comi aqui um bacalhau divino!

Endereço: Calçada do Sacramento, 40, Baixa-Chiado, Lisboa

Guilty

Do chef Olivier, com um ambiente mais informal e jovem – casul food with a twist!

Endereço: Rua Barata Salgueiro, 28A
www.restauranteguilty.com

Dica:

Não esqueça de ir tomar um sorvete no “Santini”, sorvete artesanal delicioso (tem loja no Chiado em Lisboa e em Cascais).

Outros restaurantes que não conseguimos conhecer:

A Travessa

O lugar é um antigo convento. Pedir uma mesa do lado de fora. (para jantar)

Sem Maneiras – bairro alto

Ramiro – frutos do mar

Gambrinos

Para comer um negocinho no balcão na hora da fome, perto do Chiado.

A Margem

Para almoçar, em frente ao rio. Nós passamos em frente, mas como ainda não estava na hora do almoço, passamos direto.. mas parece ser bem gostoso!

Passeios:

O passeio pra Belém é bem legal. Ir caminhando do Padrão dos descobrimentos até a Torre de Belém é um programa gostoso.

O Padrão dos Descobrimentos é um monumento em forma de caravela, feito para lembrar do importante papel de Portugal nos descobrimentos de outras terras.

padrao

E a Torre de Belém é um ícone de Lisboa – já foi uma antiga fortaleza, um posto fiscal, um farol e até uma prisão política. É possível entrar nela e subir até o topo, de onde se tem uma vista interessante do Tejo.

Logo em frente fica o Mosteiro dos Jerônimos, e seguindo em frente pare para comer o famoso pastel de belém, na Casa dos Pastéis de Belém. Ele vem quentinhos e deliciosos! Parada obrigatória!

jeronimos
pastel belem

Em Belém também está o CCB – Centro Cultural de Belém. Vale a pena conferir o que está sendo exposto por lá.

Castelo de São Jorge:

O Castelo fica no alto de uma das colinas,com um visual magnífico sobre toda a cidade. Suas muralhas ainda estão praticamente intactas e em seu interior, podemos visitar alguns jardins e tomar um café.

A vista de lá é realmente linda. Vale subir de Elétrico (numero 28) e descer andando. Assim que você chega na rua tem um mirante super fofo, para apreciar o visual.

Expo:

A região da Expo é a área revitalizada da cidade, aonde fica o Parque das Nações, construído para a Exposição Universal de 1998.

A maior atração é o Oceanário de Lisboa, o maior da Europa! Ótimo programa para ir com ou sem crianças. A dica é comprar pela internet a sua entrada para não correr o risco de pegar uma fila quilométrica…! Aproveitem também para conhecer o Pavilhão do Conhecimento, museu interativo, onde as crianças podem mexer em tudo, bem divertido.

Para quem quer fazer comprinhas o Shopping Vasco da Gama também é ali perto.

Chiado:

É o bairro bacana e mais agitado, com lojas, bons restaurantes e bares.

A rua Garret é onde tem várias lojas, e todas as ruas ali perto dela também são legais pra passear e fazer compras!

Lojinha bacana de besteirinhas: A Vida Portuguesa

Compras:

Para as compras, se não quiser ir à loja de departamento El Corte Inglés, o melhor lugar é a Avenida Liberdade. Lá encontra-se de tudo, desde lojinhas de souvenirs até as melhores marcas como Louis Vuitton, Prada, Channel, Gucci e etc.

No fim da tarde a melhor pedida é passear pelos bairros Baixa e Chiado, um charme e uma delícia andar por ali. Dá para transitar a pé ou dar uma volta nos bondinhos, que são uma graça, e de fácil locomoção.

Da praça do comércio, passando o arco, você dá na Rua Augusta, que é cheia de lojinhas, tipo Zara e etc…

Praça do Comércio:

praca comercio

O lindo arco:

arco

PS: Também é na Rua Augusta que fica o MUDE – museu de Design e Moda.

Cascais:

Vale muito a pena conhecer! Fica a meia hora de carro de Lisboa. A cidade é super fofa!

cascais

Começamos almoçando em um restaurante japones em Cascais que se chama Confraria. Uma delicia, com várias coisinhas diferentes. Pedimos o “combinado” Confraria, que vem a escolha do chef. Super gostoso!

Depois de passear pela cidade fomos até Sintra. No caminho você passa pela Praia do Guincho, que é bacana e ali perto, na estrada mesmo tem vários restaurantes de comida típica portuguesa.

guincho

A nossa indicação é o Faroleiro, com frutos do mar maravilhosos. www.faroleiro.com/
Endereço: Estrada do Guincho – 2750-642 CASCAIS

Seguindo no caminho para Sintra, vale muito a pena parar no Cabo da Roca, que é a ponta mais ocidental do continente Europeu. Ali existe um farol e uma bela vista!

cabo da roca
cabo da roca_

Sintra: 

A cidade é uma graça. Passeie pelo centrinho e não deixar de comer o doce típico, travesseirinho de Sintra – maravilhoso – na loja chamada Piriquita (tem duas na cidade), uma perdição!

piriquita_sintra

Também se pode visitar o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena.

Óbidos:

Óbidos é uma linda cidade medieval, toda murada, a apenas 85km de  Lisboa. A vila é super fofa com várias lojinhas, restaurantes, ruelas de paralelepípedos, casas com flores na janela, puro charme e uma viagem no tempo. É uma delicia passear por lá.

Também é possível andar pelas muralhas e ver a vila toda de cima, um visual lindo.

obidos
muralha obidos

Dica:

– Não deixe de provar a “Ginginha”, licor de cereja, especialidade da região!

– Chegando de carro, existe um estacionamento pago do lado de fora da vila.

No caminho ainda paramos em outras duas cidades  – Alcobaça e Batalha. São cidades super pequenas e cada uma com mosteiros grandiosos, muito lindos. As paradas foram rápidas, pra tomar um sorvete e entrar na igreja.

O Mosteiro de Alcobaça é mais um Patrimônio da UNESCO, foi a primeira verdadeira obra gótica erguida em solo português. Ele fica ao fundo de uma praça grande, cheia de restaurantes em volta. Dentro do Mosteiro, destaque para os túmulos de D. Pedro e Dna. Inês de Castro.

Mosteiro de Alcobaça:

alcobaça

Batalha:

batalha

Depois dessa viagem fiquei animada para conhecer um pouco mais de Portugal.

Espero que gostem!

Resumo:

Período Visitado: Agosto 2011

Temperatura:
Sol e  muito calor

Roteiro:
Portugal (4 noites) + Toscana (5 noites) + Grécia e Costa Amalfitana (navio Celebrity Equinox)

Como chegar:

Voamos pela TAP, direto Rio – Lisboa. Ótima!

Hotel:

Outros hotéis indicados by AT:

Restaurantes:

  • Olivier
  • Guilty
  • Bica do Sapato
  • Piazza di Mare
  • Bairro Alto Hotel
  • Sacramento