No início de sua história, Paraty foi reconhecida como um importante porto de escoamento de ouro e café que embarcavam de Minas Gerais para Portugal. A cidade foi fundada em 1667 em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira. Teve também grande importância econômica devido aos engenhos de cana-de-açúcar, sendo considerada sinônimo de boa aguardente.
Foto paratyimperial.com.br
Porém, com a construção de um novo caminho da Estrada Real, desembocando diretamente no Rio de Janeiro, levou a cidade a um grande isolamento econômico. Porém, com a criação de rotas alternativas, a cidade se tornou isolada, vivendo quase um século de estagnação. Apenas na década de 1970, com a construção da rodovia Rio-Santos, voltou a se integrar à região. Bela cidade colonial, considerada Patrimônio Histórico Nacional, preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos.
Foto site oficial Pousada Literária de Paraty
A charmosa Paraty respira história. Ladeado pela Mata Atlântica e pela Baía de Ilha Grande, o conjunto arquitetônico é um grande tesouro da cidade, mas não é o único. A região oferece atrativos para todos os gostos, desde passeios vagarosos pelo Centro Histórico devido às ruas com calçamento “pé de moleque” (muitas apenas para pedestres) através de casarões coloniais, igrejas e praças bucólicas, e dos alambiques usados na fabricação de cachaça;
Foto Site Oficial da pousada Casa Turquesa
até opções de ecoturismo- com caminhadas, cachoeiras e observações de pássaros- e passeios de barco para ver o encontro do verde exuberante da Mata Atlântica com o azul intenso do mar que cria uma paisagem única e encantadora.
Esse cenário mágico, recebe durante todo o ano concorridos eventos e festivais culturais. A FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) é a mais esperada – e famosa – delas. Mas é sempre bom ficar de olho no calendário da cidade, que recebe muita coisa bacana ao longo do ano, como o ‘Paraty em Foco’ (Festival Internacional de Fotografia) agora em Setembro; o Mimo- festival de música instrumental em Outubro.
Selecionamos duas pousadas muito charmosas e a cara da cidade para quem gosta de se hospedar com muito conforto, boa comida e excelente hospitalidade.
Pousada Literária Paraty
Situada no coração do Centro Histórico de Paraty, a Pousada Literária convida os seus hóspedes a desfrutarem deste Patrimônio Histórico Nacional com charme e sofisticação. Cercada pela riqueza cultural e pela exuberância natural da costa de Paraty, a Pousada ocupa um casario colonial dentro do centro histórico, restaurado e decorado pelo escritório Jacobsen Arquitetura.
Foto site oficial Pousada Literária de Paraty
Toda Pousada tem uma essência literária… Nas histórias vividas e escritas pelos hóspedes durante a estadia e pela inspiração nas artes e na cultura da cidade. Nos últimos anos tem sido a Pousada Oficial da FLIP e teve a curadoria do jornalista Miguel Conde, que se inspirou em referências da literatura para garantir à pousada sua identidade cultural. A biblioteca da Pousada possui em torno de 4.000 títulos e em todos os quartos estão disposto livros para o prazer de leitura de nossos hóspedes. Alguns poucos casarões adiante da Pousada , na mesma rua , a Livraria das Marés pertencente à Pousada e oferece aos hóspedes mais um espaço para leitura e a pâtisserie com cardápio do chef Frederic De Maeyer.
Possuem um serviço de alta qualidade, instalações com conforto e lazer absolutos. São 23 acomodações, entre quartos e suítes, equipadas com cama king size, toalhas e roupões Trussardi de algodão de alta qualidade, amenities Natura e lençóis 600 fios para o bem estar do hospede. Um luxo só!
E ainda possuem piscina climatizada na área central, bar, sauna seca, sala de massagens e o restaurante Quintal das Letras , conduzido pela chef Claudia Mascarenhas , servindo gastronomia contemporânea usando especialmente ingredientes da região de Paraty.
Um programa bem legal que eles organizam é o picnic gourmet com produtos direto da horta da Fazenda Murycana, propriedade da Pousada, com vinhos e champagne, para serem degustados durante a apreciação de pequenos riachos de água corrente ao sons dos pássaros. Imperdível!
Foto site oficial Pousada Literária de Paraty
Casa Turquesa
Na parte mais tranquila do centro histórico de Paraty, em frente ao cais do porto, a Casa Turquesa foi criada como uma verdadeira casa de hóspedes. Apenas nove suítes garantem uma atmosfera intimista.
Fotos Site Oficial da pousada Casa Turquesa
Inaugurada em 2008, ela ocupa um casarão restaurado que recria fielmente a fachada do sobrado histórico do século XVIII que existiu ali. Amplas janelas e balcões trazem para dentro da casa os cenários que tornam Paraty uma das cidades mais charmosas do Brasil, como os tradicionais telhados dos casarões coloniais, as montanhas ao redor e a Igreja de Santa Rita, de 1722, e o verde da exuberante baía de Paraty e suas ilhas. Ao charme típico da arquitetura do período somam-se todos os confortos da hotelaria contemporânea, como lençóis de algodão egípcio e internet wi-fi em todos os espaços, além de mimos que são a cara da Casa Turquesa, como as Havaianas customizadas que todos os hóspedes recebem de presente – para se sentirem ainda mais em casa , logo na chegada.
Cores quentes e materiais naturais como madeira e pedra trazem aconchego aos espaços da Casa Turquesa. A área comum da pousada agrega uma ampla sala de estar, uma boutique e uma biblioteca – com lareira para aquecer o ambiente nos dias mais frios. Do lado de fora, o pátio é cercado por um verde jardim cheio de orquídeas, e reúne a piscina com hidromassagem, um bar, e um gracioso gazebo perfeito para tomar um drink ou fazer uma massagem.
A cor turquesa, que dá nome à casa, revela-se em pinceladas na decoração: das folhas da janela ao sofá, das almofadas aos quadros assinados pelo artista Tiacho Baenninger – já premiado duas vezes pela Bienal de Arte Naïf.
Foto Site Oficial da pousada Casa Turquesa
Com staff atento e atendimento personalizado, a Casa Turquesa é ideal para uma vivência singular do verdadeiro luxo: a garantia de passeio e descanso livres de qualquer preocupação.
Uma estadia com conforto, elegância e uma certa bossa!