Pucón, aventura para todas as idades!
FOTO ART OF TRAVEL
Chile e, especialmente, Pucón são o sonho do turista quando se trata de aventuras. Os muitos parques naturais, o majestoso vulcão Villarrica com suas paisagens incríveis, as muitas escolhas para experimentar e participar de esportes aquáticos assim como passeios trekking a cavalo pelas Cordilheiras são um convite para emergir neste lugar especial e para explorar a sua natureza e fauna. Mas o que muita gente não sabe é que Pucón também é um ótimo destino para levar os pequenos. Vem com a gente descobrir os encantos desse lindo lugar.
FOTO ART OF TRAVEL
ONDE FICAR
Quando se viaja com crianças a escolha do hotel é um ponto muito importante. E nesse caso o Vira Vira Hotel é o ponto de partida perfeito para ter as férias dos sonhos, rodeada pela natureza e pela aventura. Essa fazenda chique de 21 quartos espalha-se ao longo de 23 hectares às margens do Rio Liucura, em um belo e único local perto de Pucón. O hotel oferece uma estada “all inclusive”, o que ajuda muito a logística da alimentação dos pequenos hóspedes. A equipe tem o prazer de fazer uma comidinha muito especial de acordo com os gostos e restrições de cada um. Com sua própria fazenda, que inclui leiteria e queijaria, o hotel oferece uma experiência de fazenda única, na qual a sua culinária conta com 99% de ingredientes locais, colhidos na hora. Tudo fresquinho é maravilhoso. O hotel oferece serviço de babás, claro que à parte, mas o legal é que na hora das refeições esse serviço esta incluso!
Sobre as atividades recomendadas para crianças, uma em especial é imperdível: floating pelo rio com piquenique. O rio Liucuria, que passa por dentro do hotel é supercalmo. Ali também é possível andar de caiaque, pescar e até mergulhar (se não tiver medo de água fria!). Mas voltando ao floating, ele é feito em um bote, todos usam colete salva vidas e os adultos vão remando junto com o guia. O passeio tem duração de mais ou menos uma hora e no final uma mesa de piquenique é montada com todo capricho!
Esses são os visuais que vemos durante o passeio:
FOTO ART OF TRAVEL
A caminhada pela base do majestoso vulcão Villarrica também é muito bacana. Ele tem 2.847 metros de altura e é o principal símbolo da cidade. De lá se vê paisagens inesquecíveis, afinal não é todo dia que caminhamos em um vulcão ativo! São mais ou menos 1h30 de caminhada, onde passamos por uma trilha (que é leve e tranquila para as crianças, o guia sabe exatamente por onde passar) em que a lava percorreu. O passeio tem direito a parada em pontos estratégicos para fotos e lanche no final.
FOTO ART OF TRAVEL
Outras atividades como yoga, rafting, passeios em águas termais e grutas vulcânicas, aulas de culinária para adultos e crianças, visita à horta para aprender sobre os vegetais e ervas cultivadas, caminhada ao bosque com caça ao tesouro, entre muitas outras fazem parte do Vira Vira que reúne tudo em uma só viagem: esporte, natureza, paisagem, vida na fazenda, exclusividade e muita delicadeza.
Importante lembrar que os programas especiais são para crianças de quatro a onze anos, que podem ficar sozinhas. Menores de quatro anos têm que ser acompanhados pelos pais ou responsável.
FOTO ART OF TRAVEL
QUANDO IR
A melhor época para visitar Pucón é na primavera e verão (de setembro a março), quando se tem mais opções de atividades aquáticas e de natureza. O clima nessa época é moderado a quente, e chove pouco.
No inverno a cidade fica mais vazia e fica bastante frio, mas tem a opção de esquiar no vulcão Villarrica, apesar da estação ser bem simples e com poucas pistas. O Vira Vira fica aberto durante o ano todo, fechando apenas em Julho.
MAPUCHES
Os indígenas locais são chamados Mapuches, que literalmente significa “pessoas da terra”. Esta civilização antiga passou por uma história difícil, encontrando continuamente oposição, mas eles permaneceram livres e independentes.
A Arte de Mapuche é conhecida pelo seu belo trabalho em metal, especialmente joias de prata, como acessórios de cabeça e colares, assim como esculturas de madeira. Eles também têm uma tradição antiga na tecelagem de panos e carpetes. Uma cultura bacana para as crianças aprenderem!