Uma viagem no tempo

Foi definitivamente uma viagem que me surpreendeu. Eu confesso que nem estava tão animada, então ultrapassou todas as minhas expectativas. A região é linda, com visuais incríveis, estradas maravilhosas e cidadezinhas medievais, uma mais fofa que a outra!

Nosso voo era via Roma e então alugamos o carro no aeroporto mesmo e seguimos direto para Toscana. Lá é imprescindível estar de carro para fazer os passeios e ir de uma cidade para outra, sem hora, só curtindo.

Ficamos em um hotel perto de Siena, que foi ótimo por que era bem central em relação aos lugares que queríamos ir.

Bom, vamos ao roteirinho que deu super certo:

No 1o dia fizemos Siena, Monteriggione e San Giminiano. Fomos jantar numa vinícola chamada BADIA A PASSIGNANO que eu super recomendo!!! O nome do restaurante é Osteria di Passignano. Foi o melhor restaurante da viagem inteira, comemos suuuuper bem e fomos super bem atendidos.

Como nós fomos jantar não podemos conhecer a vinícola, mas quem for a tarde, um programa seria visitar a vinícola e aproveitar para almoçar no restaurante ao invés de jantar.

No outro dia fizemos Montalcino, Montepulciano e Pienza. Fomos jantar num hotel muito charmoso. LOCANDA DELL’AMOROSA. O lugar é lindo de morrer e fomos super bem atendidos!

Tinha reservado para 8:30 e chegamos lá por volta das 7 horas. Foi ótimo pq vimos o pôr do sol na piscina do hotel tomando um vinhozinho no bar que foi maravilhoso! O restaurante é super charmosinho, a comida é boa.

(O restaurante e a pousada em si são bem charmosos, com um clima local e boa comida, o hotel não é luxuoso, está bem no clima do lugar, rustico e charmoso).

No ultimo dia tivemos que voltar cedo pq íamos pegar um navio em Civitavecchia com destino a Grécia, então só paramos em Orvieto pra almoçar. Que foi outra boa surpresa, a cidade é muito fofa, com uma praça e um Duomo lindo, com vários restaurantes em volta.

PS: Eu achei que podíamos ter ficado mais uns dois dias. Queríamos ter ido a mais vinícolas, visitado algum castelo, ter ido a Cortona, no outlet… enfim… fica pra próxima! Recomendo no minimo 4 noites e 5 dias inteiros.

Wine Tasting:

A Toscana tem diferentes regiões com diferentes vinhos e mil e uma opções para se fazer o tal Wine Tasting.

Uma das regiões mais famosas é Chianti (que é aonde fica o restaurante que eu citei acima Badia a Passignano).

As melhores cidades para se fazer wine tasting nessa região são: Greve in Chianti, Castellina in Chianti, Radda in Chianti, and Gaiole in Chianti. As estradas que ligam essas cidades são cheias de vinhedos.

A outra cidade conhecida é Montalcino, da onde vem o famoso Brunello de Montalcino. Lá nós fomos na Fattoria dei Barbi, uma das maiores e mais famosas dessa região. O programa foi bem legal.

Lá tem um restaurante que parece ser ótimo, super bonitinho, nossa intenção era almoçar lá, mas fomos tão mal atendidos que resolvemos almoçar em outro lugar…

www.fattoriadeibarbi.it

Resuminho sobre as cidades visitadas:

San Gimignano

Foi com certeza a cidade que eu mais gostei! Muito linda e muito charmosa, tombada pela Unesco como patrimônio arquitetônico da humanidade, com mil lojinhas fofas.

Não deixe de subir na torre grossa, fica na praça do lado de uma igreja. A subida não é tão ruim e chegando lá em cima, nos deparamos com um enorme sino e uma vista deslumbrante, 360 graus da região.

Siena:

Entrar em Siena é como entrar em um túnel do tempo, alias, como a maioria das cidadezinhas da Toscana. As belezas da cidade são muitas, com ruas estreitas, a linda Duomo e a famosa Piazza del Campo, uma das maiores praças medievais da Europa. Imperdível!

Monteriggioni:

A cidade é toda murada, no alto de uma colina. É micra e muito fofa! Em meia hora você dá a volta na cidade toda. Mas ao entrar pelos portões somos transportados para outra época, vendo aquelas casinhas com flores na janela, ruas de pedra e imaginando as pessoas que moravam e moram ali até hoje.

O programa perfeito é almoçar no Il Pozzo, restaurante super elogiado com deliciosas pastas home-made e mesinhas na varanda. Depois não deixe de tomar um sorvete na lojinha ao lado, na praça!

Pienza:

Pequena e charmosa, Pienza fica pertinho de Siena, para passar o dia e visitar o Duomo, Pieve di Corsignano, onde o Papa Pio II morou e  foi batizado. Em Pienza você pode encontrar preciosidades de pequenos produtores bem artesanais, como azeites, vinagres, mel, etc. É muito romântica, lá existem as “ruas” Via dell’Amore e Via del Bacio! Se quiser almoçar por lá, recomendo o La Terrazza del Chiostro, muito charmoso!

Montalcino:

Além de linda, é imperdível principalmente para os amantes do vinho. É de lá que vem o clássico Brunello di Montalcino.

Você vai ver várias vinícolas pelo caminho (todas lindas) e se quiser parar pra experimentar, eles fazem na hora pra você uma rápida degustação e também é possível comprar os vinhos ali mesmo.

Mas se quiser fazer um tour na vinícola e depois a degustação, sugiro marcar hora. Geralmente elas já tem as horas certas para o tour, então é bom se informar. O passeio é super interessante e vale muito a pena!

Nós fomos na Fattoria dei Barbi que é uma das maiores e mais recomendadas de lá.

Quem quiser alterar o roteiro, encoste em Perugia ou Arezzo, ambas maravilhosas, mas que eu não tive tempo de visitar… Fica para a próxima!

Montepulciano:

A cidade fica no alto, cheia de muralhas com uma vista linda, parece irreal!

No centro histórico há uma praça ampla, a catedral e o Palazzo Comunale.

À noite, não deixe de ir ao restaurante La Grotta ou a espetacular Osteria Del Borgo. Além dos vinhos e do visual, você comerá a melhor pasta da região!

Cortona:

É das mais antigas da Itália, e lá que foi rodado o filme “Sob o sol da Toscana”! Infelizmente não deu tempo de ir, mas fica a dica!

Orvieto:

Orvieto é super fofa, paramos lá no caminho de saída da Toscana pra Roma, quando se passa pela região da Umbria, onde Orvieto é localizada. Foi uma ótima surpresa! Apenas a 1 hora de Roma, é cheia de lojinhas transadas e restaurantes charmosos. O Duomo é espetacular, com afrescos na fachada toda listrada de verde e branco. Lindo!

OUTLETS:

A região da Toscana, não é feita só de belas paisagens e ótimos vinhos, ali estão um dos melhores outlets da Itália! Tem o outlet da Prada e o The Mall, que abriga os outlets, Gucci, Ermenegildo Zegna, Burberry e Pucci. Prepare as malas e separe um dia para as compras!

Indo pela rodovia do Chianti, escapando da rodovia, a Prada fica numa cidade chamada Montevarchi. É a fábrica, e tb a mega store. que logo na entrada tem um super bar lounge, com telões hi tech, e guloseimas da região, e na mega store os preços são mais acessíveis.

Voltando pra rodovia do Chianti, quase lado a lado na Via Europa, 8, Leccio Regello, encontram-se a fábrica da Dolcce e Gabanna e o famoso The Mall.

Boas compras! : )

Resumo:

Período visitado: Agosto 2011

Temperatura: muito calor! (recomendo ir em Maio ou em Setembro)

Tempo de viagem: 3 noites e 4 dias

Tempo sugerido: minimo 4 noites e 5 dias inteiros

Restaurantes:

• Osteria di Passignano
  • Restaurante do hotel Locanda Dell’Amorosa
  • Il Pozzo (Monterrigioni)
    Piazza Roma, 20
    Fecha domingo à noite e 2ªs feiras.
  • La Terrazza del Chiostro (Pienza)

Vinícula:

• Fattoria dei Barbi
    www.fattoriadeibarbi.it
    Loc. Podernovi, 170 – 53024 Montalcino (SI)