Roteiro pela cidade que encanta pela mistura de cultura e tradições

Porta de entrada da Turquia, Istambul é a única cidade presente entre dois continentes, a Europa e a Ásia, separados apenas pelo Estreito de Bósforo. Encanta pela mistura de cultura e tradições.

Para explorar esse belo país, escolhemos a operadora local Sea Song, com quem trabalhamos e tem um serviço excelente.

DSC_0018

Kit da Sea Song com mapa da cidade, guia, olho turco e roteiro

Chegamos em Istambul as 9:30 pm  (3:30 pm no horário do Rio), em voo da Turkish Airlines. Voamos na classe confort, e achei que vale super a pena pagar um pouco a mais para ganhar uma cadeira bem maior e mais confortável que a da econômica, e que reclina bem mais, além do tratamento diferenciado no voo. Foi uma ótima experiencia.

Depois do voo direto e confortável, na chegada a Istambul fomos recepcionados literalmente na porta do avião por 2 senhores e um carrinho de golf que nos levaram diretamente para a imigração, onde sem filas, fizemos todo o processo em menos de 5 minutos. Depois do auxilio com as bagagens nos deixaram em nosso carro que tínhamos o transfer privado para o hotel. Esse é o VIP airport service. E assim simples, rápido e fácil chegamos ao Park Hyatt Hotel para ter uma bela noite de sono e no dia seguinte começar a desbravar essa cidade espetacular.

O hotel Park Hyatt foi uma ótima escolha, nosso quarto era super espaçoso, com um banheiro enorme, com direto a banheira e sauna a vapor, um sonho. Alem disso, ele fica localizado em Nisantasi, bairro cool, onde estão as melhores lojas de marcas e também as populares como Zara, Gap e etc… e ótimos restaurantes, gente bonita passeando nas ruas, muito gostoso ficar ali.

Nisantasi

Nossa programação para o primeiro dia foi bem intensa: Hipódromo, Mesquita Azul, Santa Sofia, pausa para almoço, Dolmabahce Palace e finalmente o Egypitian Bazar, o famoso bazar de especiarias.

Preciso chamar atenção para um detalhe que foi muito Top, nosso carro era uma van Mercedes, sempre com águas geladas e um delicioso ar condicionado para refrescar do calor, mas o mais importante era o Wi-fi! Isso mesmo, nosso carro tinha wi-fi, então aproveitávamos nosso tempo no transito para falar com nossos parentes e claro postar as fotos no nosso Instagram e Facebook!

Bom, mas voltando ao roteiro, nossa primeira parada foi o Hipódromo, que fica ao lado da Mesquita Azul, que nada mais é que o lugar aonde aconteciam as corridas de charretes na época do Império Bizantino. De lá seguimos a pé para a Mesquita Azul e em seguida para Santa Sofia, uns dos mais belos ícones de Istambul, visitas obrigatórias!

DSC_0028

Hipodromo

DSC_0040

Mesquita Azul

O almoço foi no restaurante Matbah, de cozinha otomana, localizado no Ottoman Hotel, a poucos passos da Santa Sofia, se tornando uma ótima opção para relaxar e comer bem. A minha escolha foi um prato chamado Mahmudiye, ou seja, spring chicken com almods, apricots, grapes e um delicioso molho de mel e limão. A mistura de salgado com doce é bem típica da comida otomana, estava uma delicia! E de sobremesa pedimos Rice pudding com sorvete de creme, bem gostoso!

DSC_0077

Entrada do Ottoman Hotel, para almoço no Matbah

E assim, de energias renovadas seguimos para o Dolmabahce Palace, que foi a residência dos sultões de 1856 a 1924. O palácio é bem imponente e de frente para o Bósforo, com uma linda vista.

A última parada foi no Bazar de Especiarias, muito interessante com seus cheiros e sabores. Lá tem também algumas lojinhas de souvernirs, pachiminas, lenços e etc.
No fim do dia ainda consegui passear pelas lojas ao redor do nosso hotel.

DSC_0087

Dolmabahce Palace

DSC_0098

Bazar de Especiarias

A noite fomos jantar no REINA, um complexo com 5 restaurantes badalados. Escolhemos o Reina, de comida mediterrânea, maravilhosa por sinal. O lugar fica animadíssimo aos fins de semana, e assim, depois de um belo jantar, descemos para o club para tomar mais alguns drinks e curtir o som do DJ com uma vista de tirar o fôlego.

O 2º dia começou com um delicioso passeio privado pelo Bósforo! Nosso barco era um show, e o passeio muito agradável, onde nos serviram chá e doces típicos. E assim conseguimos apreciar uma diferente perspectiva da cidade e podemos ver a grandiosidade das mesquitas e outros pontos turísticos.

Dica AT: o AT pode organizar pedidos de casamento e comemorações especiais nesse barco. Programa super romântico e exclusivo.

DSC_0122

Nosso super barco!

DSC_0143
DSC_0159

Suada Club, restaurante que fica no meio do Bosforo!

DSC_0174

Em seguida seguimos de carro com o nosso guia para o Palacio Topikap, a residência dos sultões por três séculos, até 1856. Atualmente o palácio é dividido em várias salas de exposição, em uma delas se encontra um diamante de 86ct que ficava no turbante do sultão, lindo! Outro ponto muito interessante e imperdível é a visita ao Harém, a área onde residiam as mulheres, concubinas e filhos do sultão. A vida ali era repleta de intrigas e lutas pelo poder, todas queriam se tornar a favorita do soberano e garantir que um de seus filhos se tornasse o futuro mandatório. Reserve uma manhã para fazer essa visita!

Entrada do Topikap

O almoço foi no Four Seasons Sulthanamed. O hotel era uma antiga prisão e hoje tem 62 quartos. Mas quero chamar atenção para o bar do terraço, é dali que se tem uma vista espetacular da mesquita azul e santa sofia, além do Bosphorus. É concorrido para um drink para assistir o por do sol. Imperdível!!

DSC_0283
DSC_0286
DSC_0288

A vista do terraço do Four Seasons, espetacular!

Ainda visitamos as Cisternas da basílica, a maior das centenas de cisternas construídas em Istambul durante a época bizantina com capacidade para 30 milhões de litros de água! O visual é lindo!

DSC_0300

Finalizamos o dia com ótimas compras no Grand Bazzar! Eu adorei esse lugar, apesar de muitos turistas, é impossível ir a Istambul e não visitar, e claro, barganhar muito! Divertido, típico e imperdível!

DSC_0315

O jantar foi no Miclka, localizado no rooftop do – hotel, com uma das melhores vistas da cidade. Não deixe de subir no bar para ter uma visão melhor de todos os monumentos que ficam lindos iluminados a noite. O restaurante tem decoração moderna e mesas também na varanda de cara para o lindo visual. O menu é degustação, com preço fixo: 160 libras por pessoa. Eu adorei, super indico!

DSC_0327
DSC_0328

O nosso 3º dia era “livre”, falo isso por que nos dois primeiros dias fomos acompanhados pelo nosso guia e carro privado.

Então em nosso dia livre, aproveitamos para desbravar a cidade, andamos muito a pé e também de metro, super fácil de usar. Fomos passear em Taksim, bairro cool, com lojinhas espalhadas e onde fica a torre de Gálata, ótimo lugar para assistir o por do sol. Em nossas andanças descobri um restaurante, que também é uma deli, chamado Sensus. O ambiente é super legal e descolado, mas ele fica tipo underground, por isso pode ser uma boa pedida para quem visita a cidade no inverno.

DSC_0347

Torre de Gálata

O almoço esse dia foi no Hamdi, restaurante típico frequentado por locais e turistas onde dizem ter o melhor kebab da cidade. Vale muito a pena para quem quer experimentar a comida turca em um lugar despretensioso e simples com boa comida.

DSC_0335

Vista do Hamdi

DSC_0331

O famoso Kebab

Aproveitei também para visitar o Ciragan Palace Kempinsky. Lindo, bem típico, com uma ótima piscina. Boa opção para quem visita a cidade no verão, pois a piscina junto com a vista para o bósforo tornam o ambiente muito agradável.
Na parte do palácio, onde ficam as suites (11 no total), tem o 2o maior lustre de cristal de Istambul (o primeiro fica no Dolmabahce Palace), incrível. E é ali que está também o Tugra, restaurante muito chic de comida otamana.

Ciragan Palace

O lugar escolhido para nossa ultima noite foi o Sunset. O restaurante é bem grande,  dividido em 4 ambientes. Acho que por isso o serviço deixa um pouco a desejar.
Oferecem menu de comida mediterrânea e japonês. Escolhemos o japonês, mas não é dos melhores. (Me arrependi, pois o outro menu parecia ser bom). A carta de vinhos é realmente impressionante, com uma seleção de vinhos raros e antigos, como por exemplo vários Chateaux Petrus com mais de 20 anos.
A vista é linda para o bósforo, mas em termos de vista, o Mickla é melhor e a comida excepcional.

Sunset Restaurante

Em nosso ultimo dia por essa linda cidade resolvemos ficar por perto do hotel, já que tínhamos que ir cedo para o aeroporto para seguir para Capadocia!

Almoçamos no Brasserie, restaurante da loja Beymen, multimarcas muito boa e completa. O lugar é uma delicia, com varandinha para ver o movimento do bairro, aonde circula muita gente bacana. Como estava muito calor, escolhemos o carpaccio com azeite de trufas de entrada (maravilhoso) e duas saladas. As sobremesas são todas deliciosas, não deixe de pedir!
E com esse por do sol nos despedimos de Istambul, esperando voltar em breve.