Conheça as formações rochosas que fazem da Cappadocia um lugar único no mundo

Chegamos à noite na Cappadocia, o aeroporto (pousamos em Kayseri) é longe da principal cidade que se chama Uçhisar, aproximadamente 2 horas de carro.

O hotel escolhido foi o Argos, um hotel caverna, que foi construído onde era um antigo monastério que foi cuidadosamente restaurado. Os quartos são nas cavernas, mas sempre com muito conforto. Todos os cantinhos do hotel são charmosos, vale a pena passear pela propriedade – peça também para conhecer a cave, onde eles guardam os vinhos. No ano que vem o hotel vai ficar ainda melhor, pois vai ganhar uma piscina.

O hotel:

argos
argos2

Nosso quarto:

argos1
argos3

No dia seguinte não aguentamos de tanta ansiedade e acordamos as 5am para ver os balões voando no céu, o que nos rendeu um lindo visual e ótimas fotos, super recomendo.

IMG_20140829_115751

Um passeio imperdível são as cidades subterrâneas (Kaymakli Underground City), onde viviam até 15 mil pessoas ao mesmo tempo, e ficavam ali por 6 meses ou mais para se defender das invasões na Anatólia dos séculos VI a IX. Tinham toda a estrutura como quartos, cozinha, lugar para guardar vinhos, e até estábulos (!), tudo funcionava perfeitamente.

IMG_9789

A porta para fechar os tuneis e se proteger das invasões:

IMG_9788

 

Descemos até 45 metros pra baixo da terra. (Não sei como eu consegui fazer isso). Os andares mais baixos são fechados para visitar, mas vão até 80 metros pra baixo.

IMG_9781

São mais de 200 cidades subterrâneas espalhadas pela Cappadocia e as maiores eram interligadas. Incrível ouvir toda essa história e conseguir visualizar o modo de vida em baixo da terra.

PS: Para quem é claustrofóbico, essa visita pode ser um pouco angustiante, pois vamos descendo por meios de túneis que vão ficando cada vez mais longos e estreitos conforme vamos descendo. Eu confesso que fiquei nervosa e com um pouco de falta de ar.

Essa foto tá meio ruim, mas olha a minha cara de nervosa!!

IMG_9785

Visitamos também o Goreme Open Air Museum, achei um pouco roubada pois a visita foi muito longa e estava MUITO calor, e como o próprio nome diz, é tudo aberto, então caminhamos com sol na cabeça. Ali é interessante para ver as pinturas das igrejas nas cavernas. Não esqueça de levar água (pois durante a visita não tem onde comprar) e chapéu para se proteger do sol.

IMG_9810
IMG_9811
IMG_9797

Vale a pena também ir ao Vale dos Pombos (Devrent Valley), onde temos a vista de cima do Open Air Museum a uma linda árvore cheia do olho turco! Um bom ponto para tirar boas fotos.

IMG_9799
IMG_9812

O almoço foi no Sedef, com comida típica bem gostosa. O nosso guia nos ajudou a fazer o pedido.

De entrada cogumelos com queijo derretido e de prato principal o famoso Testi Kebab, que vem fechado numa jarrinha de barro, que vai ao forno e chega á mesa acompanhado de um martelinho para quebrar a jarra e servir o prato!

capadocia_sedef-restaurant
cappadocia_sedef

Depois do almoço estávamos renovados para visitar as famosas Chaminés das fadas, formações típicas da Cappadocia. O nome desse vale é Pasabag.

IMG_9824
IMG_9825
IMG_9861

Ainda conseguimos visitar no fim do dia a cidade de Avanos, onde artesãos vendem e ensinam sobre a arte de fazer cerâmica. E você ainda pode tentar fazer uma peça com suas próprias mãos!

capadocia_avanos

A noite fomos visitar e jantar no Museum hotel, o único Relais & Chateaux da região, também construído nas cavernas, com cada quarto único. O restaurante Lil´a tem um excelente serviço e ótima comida local. No final da noite ainda tomamos um drink com o dono do hotel, Omer, uma figura muito simpática. Adorei ter conhecido o hotel, que com certeza também é uma ótima opção de hospedagem.

capadocia_museum

No dia seguinte acordamos as 4:30 da manhã para o nosso voo de balão. Geralmente eles levantam voo as 5:30.
Chegando no ponto de encontro, depois de uma hora de espera tivemos uma grande decepção. Nosso voo foi cancelado por causa do tempo, ficamos super desapontados e tristes, afinal, o passeio de balão é a principal atração da Cappadocia. Mas tudo bem, faz parte, vivendo e aprendendo – por isso recomendamos sempre fazer o passeio logo na 1ª manhã, não deixar para o último dia para não correr esse risco.

Uma imagem como essa vai ficar para próxima vez…

Sunrise in Cappadocia, Turkey, with balloons and typical fairy chimney

E assim, seguimos para o aeroporto para aproveitar ainda o fim do dia em Bodrum!