Peru

by Jaqueline Gaspar

Em Junho de 2012 fizemos uma viagem com um grupo de amigos ao Peru e foi realmente surpreendente, excedeu todas as expectativas!

Passamos 8 dias intensos, começando por Lima, com uma programação cultural muito rica, onde destaco o Museu Larco Herrera, de arte pre-colombiana, situado numa linda mansão com jardins exuberantes e um ótimo restaurante, muito simpático para um almoço regado a Pisco Sour, depois da visita!

museo_larco_herrera

Alias, merece muitos elogios a cena gastronômica peruana. Ha excelentes restaurantes em Lima, como os do famoso chef Gaston Acurio, Astrid e Gaston e La Mar, além de muitos outros de pescados e comidas típicas.

De Lima, no dia seguinte, tomamos um voo até Cusco e de lá fomos diretamente para o Vale do Urubamba, sempre acompanhados por um guia local especializado, passando por vilarejos e sítios arqueológicos, como Pisac.

Nosso hotel no vale foi o espetacular e novíssimo Tambo del Inka, muito luxuoso e confortável, tirando partido da linda paissagem do vale e do rio Urubamba e a exuberante decoração com cores e artesanato locais, de muito bom gosto!

hotel_tambo_del_inka

No dia seguinte continuamos a visita as ruinas de Olantaytambo e Chinchero, onde visitamos uma cooperativa têxtil de tapetes maravilhosos. Vale a visita!

tapetes

A próxima etapa foi sem duvida um dos pontos altos, pois na estação de Ollanta nos aguardava o luxuoso trem Hiram Bingham, da Orient Express, para nos levar até Macchu Pichu Pueblo, estação final dos trens. O cenário do trajeto é deslumbrante, descortinando vales, rios e montanhas, confortavelmente instalados em um vagão de época, com restauração primorosa e serviço de primeira com requintado almoço a bordo. Imperdível!

hiram_bingham

Em Machu Picchu Pueblo escolhemos o hotel Inkaterra, rústico e muito charmoso. E de lá, rumamos para Macchu Pichu através de uma estradinha estreita e sinuosa, com um visual de tirar o folego. Mas, quando nos deparamos realmente com as majestosas montanhas e ruinas do sitio arqueológico, as palavras não conseguem expressar a sensação diante de grandiosidade e do magnetismo do lugar. É realmente mágico, sagrado!

machu_picchu

No outro dia, após nova visita matinal a Machu Picchu, rumamos a Cuzco, também de trem, mas dessa vez a bordo do Vista Dome, um trem moderno e confortável, com o teto transparente que permite apreciar totalmente a bela paisagem.

cuzco

Em Cuzco, escolhemos o magnifico hotel Monastério, onde ficamos muito bem instalados desfrutando dos pátios, jardins e capelas desta bela construção antiga. O centro histórico de Cuzco é lindo, alegre, cheio de vida, com muitas lojas, restaurantes, praças e igrejas riquíssimas. Recomendo em especial o bar e restaurante Cicciolina, muito colorido e típico, com comidas e drinks deliciosos e diferentes. Outro que vale a pena é o restaurante Chincha, este de estilo mais contemporâneo.

cicciolina

Nos arredores de Cuzco, não deixamos de visitar as ruinas do sitio arqueológico de Sacsayhuaman – muralhas e fortalezas incas, de pedra, que encantam pela beleza e perfeição!

Por fim, retorno em avião a Lima, onde ficamos uma noite no Miraflores Park Hotel, excelente, com ótima localização no bairro de Miraflores, antes de regressarmos ao Rio, encantados com a riqueza da cultura incaica e peruana.

Salud!

*Jaqueline Gaspar é uma coloboradora do AT,  apaixonada por viagens e super in de tudo que está rolando mundo a fora.  Ela é super exigente e aprecia um bom serviço e bons hotéis. Essa viagem ao Peru foi planejada com muita pesquisa, com direito até a aulas da cultura inca! A pedido do AT ela escreveu as suas impressões sobre essa viagem espetacular e todas as suas dicas!