Os encantos da Madeira, Porto, Douro e Lisboa
Madeira
21/03- Chegada no hotel e jantar no Armazém do Sal
Ficamos no The Vine Hotel na Madeira, um verdadeiro espetáculo! Eleito em 2013 e 2014 o Leading Design Hotel da Europa, com apenas 79 quartos é perfeito para quem gosta de luxo, design e modernidade. Seus poucos quartos são distribuídos em 4 andares, cada um representando a época do ano da uva do famoso Vinho da Madeira. No terraço fica o restaurante Uva, indicado pelo guia Michelin, a sauna, bar e a piscina infinita, com uma vista incrível para o mar e a capital. Localizado bem no centro de Funchal é uma ótima opção de estada para quem quer conhecer a ilha e ter liberdade de passear por lá a pé.
No dia da chegada foi dia de dar inicio a orgia gastronômica Portuguesa! Começando pelo Armazém do Sal, restaurante que surpreende os clientes com uma cozinha contemporânea inspirada na gastronomia tradicional portuguesa, destacando a influência regional. No centro de Funchal é de dar água na boca!
22/03- Visita a Madeira Oeste- Porto Moniz
O dia seguinte de nossa chegada era domingo, então todo o centro comercial estava fechado e chovendo bastante. Decidimos ir visitar a parte turística da natureza da ilha. Começamos pela a aldeia de pescadores Câmara de Lobos, lugar que serviu de inspiração para Churchill pintar seus quadros. Seguindo de carro paramos para descer de teleférico e conhecer as Fajas do Cabo Girão, e depois o Cabo Girão com vista para Funchal e Câmara, que fica a 580 m do nível do mar e é um dos mais altos da Europa.
Passamos por Ribeira Brava, que não vale parar e seguimos atravessando a floresta LauriSilva- linda estrada, considerada Patrimônio Mundial pela Unesco ( cuidado, poid existem muitos animais cruzando a pista, principalmente vacas)- até chegar a Porto Moniz onde tem as piscinas naturais, que no verão suas águas ficam super tranquilas e próprias para banho! (Melhor período para visita é de Junho a Setembro). O almoço foi no restaurante Orca, que fica debruçado sobre as piscinas. A comida é tradicional, os peixes frescos, mas sem grandes destaques, o que vale mesmo é pela vista.
De lá fomos até São Vicente mas as grutas estavam fechadas ( 17h é a ultima visita, com duração de 1h), então seguimos até Santana para ver suas casas centenárias- visita que não vale a pena.
Jantar no UVA, restaurante do hotel.
23/03- Grutas de São Vicente, a capital Funchal e a zona do Monte
Começamos o dia visitando as Grutas São Vicente ( ingresso de entrada EUR 8 e fica a 30 min de carro de Funchal.) O passeio é muito interessante, pois se aprende sobre o começo da ilha, que tem origem vulcânica e existe por causa da erupção de alguns vulcões há milhares de anos atrás, as grutas são as passagens das lavas, depois seguimos até uma demonstração do que ocorreu e assistimos um filme sobre o que acontece no centro da Terra. Bastante instrutivo e bem interessante.
Terminando o passeio seguimos até a Zona Velha de Funchal, próximo a subida do Teleférico, onde tem o forte e diversas casinhas antigas, local com uma vista linda para o mar.
Destaque pra o restaurante Riso com uma vista incrível e muito bem indicado.
Almoçamos no Taberna da Esquina, pois como era segunda-feira o Riso estava fechado, experimentamos o Atum, típico da Madeira. O restaurante tem comida regional e uma varanda interna bem agradável.
Então seguimos para a Zona do Monte, onde tem a Igreja da Nossa Senhora do Monte, para uma vista incrível sobre toda Funchal.
Depois e imperdível é a descida nos carros de cestos. Onde dois carreiros vão nos levando em cima de um cesto, com patins nas rodas, por um percurso de 2km a ate uns 80km/h, pura emoção e diversão garantida!
Chegando no fim, indicamos pegar um taxi e descer ate o Mercado local onde tem as vendedoras de flores com traje local, variedades de frutas e o Mercado de Peixes com espécies da região, a parte dos peixes fecha a tarde, então vale ir pela manhã. Então seguimos pela Rua Dr. Fernão Ornelas, onde tem diversas lojas, paramos na Bordal, no primeiro andar de um prédio, para comprar os bordados feitos a mão, típicos da Madeira.
Terminando fomos ate a Adegas São Francisco-Blandys para degustar o famoso vinho da Madeira. As visitas guiadas são até as 15h/16h. como chegamos depois desse horario fizemos apenas a degustação sem a visita. O que foi uma pena, pois perdemos a explicação de todo o processo e historia do vinho e vinícola.
O jantar foi no Boho Bistro, uma surpresa muito agradável, restaurante em uma esquina em frente ao The Vine Hotel, tem uma comida maravilhosa! Entradinhas saborosas e pratos incríveis! Destaque para o Vol-au-vin de Garoupa. Pequeno, despretensioso, administrado pela simpática dona.
24/03- A caminho do Porto
Começamos o dia cedo para pegar o vôo e seguir para o Porto. O amanhecer em Funchal é lindo e o terraço do The Vine Hotel tem vista privilegiada para esse espetáculo.
Fizemos 1h30 de avião até Lisboa e depois alugamos um carro para seguir viagem, no caminho entre as duas cidades, paramos para almoçar em Batalha.
Batalha
Do séc. XIV a XVI, seu Mosteiro de grandes dimensões e requintada arquitetura gótica. teve sua construção devido a um voto do futuro rei Dom João I à Virgem Maria, antes de uma batalha decisiva contra os espanhóis: a batalha de Aljubarrota (1385). Pelo seu valor artístico esse monumento é Patrimônio da Humanidade.
O almoço foi no Vintage, restaurante do hotel Mestre Afonso Domingues com vista para o mosteiro. Melhor opção por lá.
Leiria
Passamos ainda por Leiria, cidade dominada pelo seu castelo mandado construir pelo primeiro Rei de Portugal, Dom Afonso Henriques. Porém não recomendamos essa parada, são apenas ruinas, a cidade é pobre e o monumento muito mal cuidado.
Porto
No final do dia chegamos em Porto, nosso hotel , o Palácio do Freixo, faz parte das Pousadas de Portugal, com construção preservada do séc. XVIII. A pousada preservou toda a fachada do palácio, que se tornou Monumento Nacional em 1910. Tem uma linda vista para o Rio Douro, bom serviço e uma área externa bem gostosa. O palácio abriga as partes de uso comum, e a antiga Fábrica de Farinha Harmonia, a área dos quartos. Os pontos fracos são que não achamos a decoração dos quartos adequadas ao estilo do hotel e os banheiros não são muito confortáveis.
25/03- Cidade do Porto e Vila Nova de Gaia
Começamos a manhã pelo centro histórico de Porto, fomos fazer a visita guiada pelo palácio da bolsa e conhecer a igreja de São Francisco com seu interior magnífico, um contraste ao espirito franciscano. Depois passamos pela Torre dos Clérigos e Catedral que estava fechada e infelizmente não conseguimos conhecer a parte interna ( atenção que eles fecham para sesta, entre 12h e 14h).
Almoçamos no estrelado restaurante do The Yeatman, simplesmente delicioso, com ambiente clássico e serviço de elevada qualidade, proporciona uma experiência enogastronômica única, onde os sabores tradicionais portugueses são apresentados num estilo contemporâneo. Degustamos o Menu da Primavera e estava divino!
Como o hotel fica em Vila Nova de Gaia, do outro lado do Rio, ele todo tem vista para o centro histórico de Porto. Após o almoço fomos conhecer o hotel que é encantador, com serviço de primeira, arquitetura clássica, vista privilegiada e um SPA Caudalie, o máximo.
Na parte da tarde fizemos a visita as Caves Taylor’s, dos mesmos donos do Yeatman, uma das marcas de vinho do Porto mais antigas de Portugal, criada em 1692, é especialista e se dedica apenas na produção do vinho que leva o nome da cidade. Para os apaixonados por vinho, recomendamos a visita exclusiva guiada com degustação ao final. Nossa prova foi dos vinhos de 10 e 20 anos e do Vintage 2011. Uma visita que vale a pena
A noite o jantar foi na Adega do Nicolau, um restaurante bem pequeno, de comida tipica portuguesa, com ambiente bem acolhedor e comida saborosa. Indicamos para quem quer experimentar as delicias da terrinha.
Braga e Guimarães
26/03- Visita ao Minho: Braga e Guimarães
Fomos visitar a 30 min. do Porto as cidadezinhas de Braga e Guimarães, a primeira conhecida pelo seu passado religioso e importância na Igreja ( onde fica a catedral mais antiga do país), a segunda por ser o berço de Portugal, onde nasceu o primeiro rei Dom Afonso Henriques. Duas cidades charmosas e com monumentos de grande importância histórica. Recomendamos a visita!
Em Braga um destaque é o santuário do Bom Jesus de Braga, no alto de uma colina, com linda vista, construções magníficas e diversos hotéis.
As ruas do centro da Cidade também são bem agradáveis com diversas lojinhas e monumentos. Nosso almoço foi no Cozinha da Sé, restaurante de cozinha típica maravilhosa!
Em Guimarães não perca a visita ao Palácio dos Duques de Bragança, Castelo de Guimarães e caminhe pelas ruas estreitas do centro histórico até a Praça da Oliveira.
Amarante
27/03-Partida para o Douro, com visita a Amarante e Vila Real
As cidades de interior na Europa são sempre uma paixão! No caminho entre o Porto e o Vale do Douro, fica Amarante. Nas margens do Rio Tâmega, suas casas de granito dão um charme extra ao local. Almoçamos no Largo do Paço, restaurante do hotel Relais & Chateaux, Casa da Calçada. Uma parada deliciosa!
Ainda no caminho, para quebrar a viagem, paramos em Vila Real, onde visitamos o Solar de Mateus, uma casa senhorial do séc. XVIII em estilo Barroco, conhecida como símbolo do vinho Mateus Rosé. A construção desse tipo de casa se tornou possível na região pela riqueza trazida com a produção de vinho do Porto. Os proprietários ainda habitam a casa, mas é possível visitar os jardins, que são belíssimos e parte da casa.
No final do dia chegamos no Vale do Douro, na cidade de Pinhão no hotel The Vintage House, que fica na beira do rio Douro. No coração da região demarcada mais antiga do mundo e com o silêncio de seus arredores para apreciar dias de beleza e de paz. O hotel seduz pela localização e linda arquitetura, embora a decoração interna seja pesada e o serviço de um hotel 5 estrelas deixou a desejar. Visitamos e sugerimos algumas quintas como hospedagem alternativa: Quinta do Vallado e Quinta da Pacheca.
Douro
28/03- Cruzeiro no Douro e Visita à Quinta do Vallado
Dia perfeito por aqui no Douro! Na parte da manhã fomos visitar a Quinta do Vallado. Que fica em ambos os lados do Rio Corgo. Fundada pela lendária D. Antonia Adelaide Ferreira, em 1716 e desde então seguiu pela família. Com vinhos de qualidade reconhecidos internacionalmente, a quinta é uma referência na região. Fizemos uma visita e depois provas dos vinhos reserva.
No passeio descobrimos que eles tem um charmoso hotel, com apenas 13 quartos, metade deles modernos e a outra metade numa casa antiga e tradicional da região.
Almoçamos no restaurante DOC do conceituado Chef Rui Paula. Um verdadeiro exemplo de excelência gastronômica, misturando a cozinha tradicional e contemporânea num resultado perfeito! E para completar fica acima do Rio Douro, num cenário maravilhoso. Imperdível!
Fim de tarde pelas águas do Douro. Os barcos Vintage da Pipa Douro são a melhor opção para desbravar o rio. Com barcos lindamente conservados da década de 50 e 60, eles proporcionam passeios sob medida para seus clientes.
Focado na exclusividade e originalidade da experiência, os programas vão desde um fim de tarde regado ao vinho do Porto, três dias de charme ou um almoço gourmet. O nosso foi uma degustação de vinho do Porto durante o pôr do sol no rio. Uma tarde para ficar na memória.
29/03- Visita à Quinta da Ervamoira
Em Foz Côa, fica a Quinta Ervamoira do famoso vinho Ramos Pinto. Um lugar especial, na região do Douro Superior, um dos mais remotos de Portugal. Num local onde o clima é quente no verão e frio no inverno criando as condições perfeitas para a produção de alguns dos melhores vinhos portugueses. Embora demore um pouco para chegar, a 1h de carro de Pinhão, a viagem vale cada minuto. Após chegar na Aldeia de Châs, um guia da vinícola nos encontra para seguirmos viagem em um defender até as vinhas.
Pelo caminho a paisagem é de caminhos rochosos, vales, riachos e muitos vinhedos. Um cenário de filme e uma tranquilidade única.
Na sede um pequeno museu contando algumas histórias do passado da quinta e dos seus famosos vinhos. O programa é um almoço regional + degustação de vinhos, combinação perfeita!
Recomendamos separar um dia inteiro para essa aventura.
Dica: Em muitas quintas pode-se almoçar ou até jantar, é importante marcar com antecedência, uma delas é a Quinta Pêgo e Quinta Nova.
Fomos jantar na Toca da Coruja, restaurante local com uma comida caprichada e saborosa, destaque para o atendimento atencioso e carinhoso da cozinheira e da atendente Rosário. Não deixem de experimentar o bacalhau na broa e de sobremesa o arroz doce.
30/03- Partida para Lisboa
Capital de Portugal, situada junto à foz do Rio Tejo, e de onde partiram as caravelas portuguesas nos séculos XV e XVI rumo ao Oriente. Nessa época das Descobertas Marítimas a cidade tornou-se no centro de um vasto império, bem visível nos monumentos do bairro histórico de Belém. Cidade de bairros históricos e tradicionais, tais como os bairros do Chiado, Bairro Alto e Alfama bem como o Castelo de S. Jorge e as vistas magníficas que são vistas dali.
Em Lisboa tivemos pouco tempo e fizemos um tour rápido pela cidade. Fomos visitar a Torre de Belém, que fica com uma paisagem ainda mais bonita no final da tarde.
Depois andamos pelo Bairro de Belém, até o famoso Pasteis de Belem. Delicias da Terrinha e parada obrigatória para experimentar os melhores e mais famosos Pastéis de Belém!
Para o happy hour fomos curtir o pôr do sol no terraço do Bairro Alto Hotel. Perfeito para assistir o cair do sol com a linda vista para o Rio Tejo.
O Hotel escolhido para passarmos a noite, fica em pleno coração de Lisboa, na Praça Luís de Camões, onde a harmonia do centro histórico convive lado a lado com o frenesim do comércio e cultura. Aos pés do boémio Bairro Alto e ao lado do cosmopolita e renovado Chiado, o Bairro Alto Hotel assume, nas suas acolhedoras e modernas instalações, personalidade própria com sua arquitetura contemporânea com o estilo português clássico.
A noite fomos conhecer o K.O.B (knowledge of beef) by Olivier! Especializado em carnes maturadas, o restaurante aberto em Dezembro de 2014 é o paraíso das carnes, imperdível!
A viagem foi rápida e deixou vontade de quero mais!